O racha no futebol piauiense, que culminou com a criação de uma nova federação de futebol no Estado, pode ter ainda maiores consequências, principalmente para o 4 de Julho. Atual campeão piauiense, o time de Piripiri pode ter o título cassado e ainda perder a vaga na Copa do Brasil de 2012.
Atual campeão, 4 de julho tem futuro indefinido na Copa do Brasil
Isso porque o 4 de Julho é uma das equipes que deixaram a Federação de Futebol do Piauí (FFP), para integrar a Federação Piauiense de Futebol (FPF), esta segunda ainda não reconhecida pela CBF. Com isso, o Colorado de Piripiri não faz mais parte do quadro de clubes da CBF, pelo menos por enquanto.
O presidente da recém-fundada FPF, Franklin Kalume, já anunciou que irá pleitear junto à CBF a filiação da entidade, o que culminaria com a exclusão da FFP do quadro de federações. Entretanto, até o momento, a FFP é a representante oficial da CBF no Piauí e cabe a entidade indicar os representantes estaduais para as competições nacionais.
Como o 4 de Julho deixou o quadro da FFP, automaticamente está fora do quadro da CBF e com isso não pode participar da Copa do Brasil de 2012. Caso a FPF não seja admitida pela CBF, a vaga do time de Piripiru ficará com o Comercial, que ainda poderá herdar o título de campeão piauiense de 2011. Além disso, com o curto prazo para a realização de uma competição para indicar o segundo representante à competição, esta vaga ficaria com o vice-campeão estadual, que passaria a ser o Piauí.
Além disso, em 2012, o estado do Piauí corre o risco de ter dois campeonatos estaduais, mas somente um será reconhecido pela CBF. Até o momento, a entidade máxima do futebol brasileiro ainda não se pronunciou sobre o caso.
Clubes da FPF
River, 4 de Julho, Parnahyba, Princesa do Sul, Tiradentes, Krac, 7 Cidades, Oeiras, Picos, Fluminense
Clubes da FFP
Comercial, Piauí, Barras, Flamengo, Caiçara
Nenhum comentário:
Postar um comentário