quinta-feira, 11 de setembro de 2014

RIVER DEVE PERDER PONTOS NA SERIED

O presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, fez duras críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois do clube tricolor ser denunciado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado de forma irregular o lateral-direito George Michael na partida contra o Moto Club pela Série D do Campeonato Brasileiro. A ameaça de perder pontos e, consequentemente, ser eliminado da disputa, fez o dirigente tricolor jogar a culpa do registro do atleta para a entidade máxima do futebol. Um advogado foi contratado para cuidar do caso. 
George Michael foi relacionado em três times distintos no mesmo ano em três competições diferentes realizadas pela CBF, o que representa uma infração ao artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da entidade. Além do Galo, o lateral atuou pelo Potiguar de Mossoró na Copa do Brasil e CRB-AL na Série C. Segundo Elizeu Aguiar, o River-PI agiu corretamente na documentação do jogador.
- O River-PI se cercou de todas as burocracias necessárias exigidas nas contratações. Temos os documentos que mostram os trâmites todos normais. Como pode a CBF não ter um programa de detecte esse problema no momento em que o clube vai fazer a contratação do atleta? – argumentou Elizeu Aguiar. 
Para o mandatário tricolor, a CBF deveria informar aos clubes quando houver alguma pendência com uma nova contratação. Durante entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, o presidente citou ainda outras “falhas” no departamento de registro da Confederação, que serão usadas na defesa do clube piauiense. Entre elas, o caso do América-MG na Série B do Brasileiro e a demissão de Luiz Gustavo Vieira, ex-diretor de Registro e Transferências da entidade.
Este não é o primeiro caso de problemas com contratações pelo River-PI na Série D. Antes de Michael, o lateral-direito Arílson passou semanas sem poder atuar por um problema na sua liberação com o antigo clube. Já o treinador Flávio Barros foi contratado, mas ainda cumpre suspensão de quatro jogos por uma pena anterior.
O vice-presidente de interesses sociais do clube, Haroldo Francisco, defendeu o trabalho da diretoria do clube. Reforçando a fala do presidente, o  cartola jogou a culpa do ocorrido para a CBF e reiterou que o clube tem feito o que é devido no processo das contratações.
- O River-PI é zeloso. Infelizmente aconteceram três incidentes, com o técnico e com os dois laterais, mas o clube sempre agiu corretamente, com respeito às leis - afirma.
Diretoria do River-PI: Robert Ibiapina, diretor de futebol; Elizeu Aguiar, presidente; Haroldo Francisco, vice-presidente de interesses sociais (Foto: Wenner Tito ) Robert Ibiapina, diretor de futebol; Elizeu Aguiar, presidente; Haroldo Francisco, vice-presidente de interesses sociais: clube já trata o caso com assessoria jurídica (Foto: Wenner Tito )

Confira abaixo a entrevista completa de Elizeu Aguiar
Papel da CBF
Se for somente elaborar um calendário de competições, favorecer os grandes clubes e muitas vezes abandonar os seus filiados tem que se repensar porque o futebol brasileiro está na situação que está. O problema não é do River-PI, mas está dentro da Confederação Brasileira. Quem vai julgar a CBF? Os clubes tem que pagar esse preço? Esse é o grande questionamento. Só foi descoberto porque o Joinville denunciou o América-MG, e em uma releitura que foi feita em outros casos detectaram isso.
Julgamento
O que cabe a nós, como dirigentes, é lamentar e pedir ao STJD que possa nesse momento fazer uma avaliação de tudo o que está acontecendo, como estão sendo tratados os pequenos clubes pela CBF, e daí fazer um julgamento justo.
George Michael River-PI (Foto: Erica Paz/River A.C.)George Michael não poderia ser escalado pelo River-PI na Série D (Foto: Erica Paz/River A.C.)
Falha no caso de Flávio Barros
Enviamos um documento quando contratamos o Flávio Barros, e responderam dizendo que não tinha nenhum impedimento. Três dias depois enviaram outra resposta, já informando que ele tinha uma pena a cumprir.
Defesa
Estamos contatando uma pessoa no Rio de Janeiro, o River-PI não vai ficar sem defesa. Não estamos jogando a toalha, muito pelo contrário. Tanto dentro de campo vamos fazer o nosso papel, como ganhar também nos tribunais.
Situação de Michael
Ele fica fora da Série D, porque não há permissão legal para que ele seja relacionado. Mas não está fora dos planos do River-PI, ano que vem temos várias competições e ele pode fazer parte disso.
Evitar erros futuros
Vamos ter que nos cercar de muito mais coisas para não ter esse tipo de problema, mas minha sugestão é que a CBF tenha essa papel também de cuidar dos seus filiados. O River-PI não agiu de má fé para burlar nada.
Atuação da diretoria
Não houve questionamento com o atleta, que é quem menos sabe em relação a regulamento de competição. Houve uma falha nossa, mas não foi pontual nossa. Muitos clubes estão tendo problemas como esses, inclusive com estrutura maior que a nossa. Tudo isso é um aprendizado, e vamos melhorar essa parte de regularização dos atletas.
Abalo psicológico
Gera desconforto para a diretoria, e os atletas também estão abalados. Na sexta-feira cedo vou conversar com eles, e já falei com alguns mais experientes para darem suporte ao grupo. Mas, mesmo que a justiça não seja feita, se o time conseguir os dois resultados positivos, ainda se classifica. Então vamos buscar o resultado.
Não houve questionamento com o atleta, que é quem menos sabe em relação a regulamento de competição. Houve uma falha nossa, mas não foi pontual. Muitos clubes estão tendo problemas como esses, inclusive com estrutura maior que a nossa.
Elizeu Aguiar, sobre o caso George
Michael era necessário?
O técnico nos deu uma relação de quatro atletas. Um lateral, volante, um meia e um atacante rápido, que é uma característica diferente dos atacantes que temos. Ele acha que o Arílson não poderia ser titular do Tricolor e indicou alguém que ele confia e buscamos referências de um bom atleta, mas infelizmente aconteceu esse problema.
Respaldo de Flávio Barros
Se vocês querem saber se ele tem culpa e se deve ser mandado embora agora, eu digo que essa talvez seja a pior coisa que eu poderia fazer. Já foi traumático demitir o Josué, não vou fazer isso de novo agora. Hoje o River-PI, na minha opinião, tem uma postura melhor em campo do que tinha no começo da competição. Quem vê os treinos do River-PI vê que nós temos um treinador de um bom nível. Nós que temos a responsabilidade de fazermos as consultas.
Críticas
Já recebo críticas de muito tempo, inclusive de gente que nem paga ingresso, que fica no rádio ou quer entrar gratuitamente. Fazendo o bem ou fazendo o mal eu vou ser criticado, e eu procuro fazer o bem. Só erra quem está no processo. Eu posso me colocar como culpado e dividir essa responsabilidade com a CBF, mas eu não tenho medo de errar. A crítica do torcedor é natural, porque ela é pura emoção. Se não acontecer nada, o mesmo que critica vai elogiar a diretoria por ter feito uma brilhante defesa. Mas não há prejuízo maior do que haver uma desclassificação, quando nos preparamos para conseguir o acesso.
Resoluções internas
O que tinha para falar internamente já falei, inclusive com o treinador. Não sei se ele tinha conhecimento da lei e não posso falar por ele.
Apoio da Federação
Estamos recebendo todo o apoio. Não fomos oficialmente denunciados. Existe apenas uma intenção, e a denúncia deve existir. Já entramos com uma pessoa no Rio de Janeiro para fazer a defesa, e o Cesar (Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí) já tem me ajudado nos contatos.
Sucesso
Nós cremos que vamos ter sucesso na causa. Mas vamos trabalhar com os atletas para conseguir as vitórias dentro de campo caso a justiça não seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESULTADOS DE COMPETIÇÕES NO FINAL DE SEMANA.

  Começamos pela fina da I Copa Parnaiba de futsal do broderville , decisão nesta tarde de domingo na quadra do Broder. COPA PARNAIBA DE FUT...