quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PARNAÍBA -FUTEBOL-CITY

NOSSA CIDADE ,CAPITAL DO DELTA PLANÍCIE LITORÂNEA, HOJE COM MAIS DE 150 MIL HABITANTES SEGUNDO IBGE 2016.PODE SER CHAMADA TAMBÉM COMO,A CIDADE DO FUTEBOL.
Nessa matéria especial que abre uma série de matérias até o final do ano exclusivo  do Blog  do Jonys, sobre o futebol de nossa  cidade, temos vários esportes praticados aqui,sendo que o futebol é indiscutivelmente o mais praticado seja nas modalidades quadra como futsal,campo tradicional e nas areias da cidade  descalços,que é um esporte peculiar ao norte do Estado. poderíamos abranger ao passado nessa edição mais vamos ficar no presente . hoje temos dois times Federados na FFP Federação de futebol do Piaui. o PARNAHYBA SPORT CLUB chamado o Tubarão do litoral e o time do FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE. a locomotiva , que disputam o campeonato Piauiense de profissionais e base.
O Parnahyba tem mas história até  por ser um clube centenário e jà foi  campeão Estadual por 12 vezes, nos últimos anos vem disputando  competições Nacionais. já o Ferrim chamado assim carinhosamente por seus torcedores o Ferroviário  já disputou segunda divisão do Piauiense e participa das competições de base da FFP.
                 Parnaíba tem como ponto forte no Futebol ,também seu Amadorismo , um balanço feito pelo redator deste blog  39 competições já foram encerradas de Janeiro pra cá e 31 em andamento dentro do perímetro urbano. mostrando que a cidade apesar de não ter incentivo quase nenhum do poder publico. assim mesmo anda graças a dedicação de muitos coordenadores de competições e LIGAS  desportivas da cidade algumas delas já constituídas  e legalizadas outras ainda não mais já em funcionamento.
AS  CONSTITUÍDAS  LEGALMENTE:
LIGA PARNAIBANA DE DESPORTOS A MAIS ANTIGA DO PIAUI E UMA DAS MAIS ANTIGAS DO BRASIL.
Liga criada na década de 40 ,vem organizando futebol amador na cidade de Parnaiba envolvendo mais de 30 equipes por temporada .com mais de 40 filiações, neste  ano a  liga organizou o festival desportivo de futebol. e no momento organiza dois campeonatos  O campeonato amador de futebol e a copa belga de futebol sete nas areias da morada. hoje gerênciada pelo desportista Carlos Mariano.

IMAGENS EXCLUSIVA ACERVO PESSOA MARCOS JONYS.
LIGA PARNAIBANA INDEPENDENTE DE FUTEBOL SUBURBANO .
Liga hoje gerenciada José de Ribamar. coordena Campeonatos suburbano  feminino e masculino ,Seniors , sub 17 e aberto. este ano por falta de verba não teve ainda competição desta Liga.
LIGA EVANGÉLICA INDEPENDENTE DE FUTEBOL.
Liga fundada por Maksuel Brandão,  em 2006 hoje tendo como seu atual presidente Marcos Jonys.
coodena futsal  evangélico envolvendo diversas denominações evangélicas futebol de campo e socyete, e um aberto com equipes diversas. Este ano coordenou o aberto de futsal da  liga, tendo como campeão o Sharks.

LIGA PARNAIBANA DE FUTEBOL SENIORS
Liga de futebol que contempla ex atletas profissionais amadores os veteranos de grandes clube atualmente duas competições estão em andamento o Quarentão e o Cinquentão com jogos disputados no campo da Cobrasil e no municipal. liga liderada pelo Desportista Antonio Carlos o Fumanchu.


ASSOCIAÇÃO NORTE DE ARBITRAGEM DE PARNAIBA (ANPA).
Sob a  presidência do José Barreto neto essa associação contempla os árbitros nas mais diversas categorias. mais também coordena competições a nível local.

Assim como as constituídas  também temos as entidade e coordenadores independentes de bairros. que coordenam as mais diversas  competições seja nas quadras dos bairro como nos campos de areia e grama existentes aqui em nossa cidade.


 Essa são Ligase Entidades que já organizam campeonatos ,torneios  e copas a muito tempo. e que ainda não se legalizaram para ter com serem ajudado pelo poder publico. no caso do Parnahyba que um entidade profissional ,mais organiza campeonatos amadores.

L.I.F.A liga Interiorana de Futebol de Areia. coordenadoria do desportista José maria "o paquinha" e sua esposa leydiane. os dois juntos organizam campeonatos na zona rural de  Parnaiba. como km 16,Igaraçu, nas capoeiras , Baixa do Aragão. KM07, KM 12. tudo isso com recurso arrecadado ,sem ajudado poder publico.
no momento esta com 03 campeonato em andamento Campeonato das capoeiras, Igaraçu e Alto Santa maria.

LIGA DE FUTSAL DE  PARNAIBA. Sob a direção de Mardoqueu , tem tentado organizar competições de futsal na cidade no momento em andamento esta a copa lac lanches.

Mardoqueu com o desportista Brunão.
DI ASSIS ALVES EVENTOS ESPORTIVOS ., "Futebol na Ilha tem nome"  Di Assis alves coordena competições do outro lado na ponte na Ilha grande de Santa Isabel. no momento em andamento  o campeonato da ilha.

OS GUERREIROS COORDENADORES INDEPENDENTES DE BAIRRO O blog do Jonys parabeniza essa moçada que promovem o esportes nos bairro da cidade pessoa como seu Demétrio da morada e outros mais .
  COORDENADORES DAS ENTIDADES DE CLASSE QUE PROMOVEM COMPETIÇÕES NA CIDADE.

Aos desportistas dessa Cidade nossos votos de dias melhores que possamos a cada dia mais perseverá  e acreditar que com nossos esforços poderemos ver essa obra social gigantesca ser reconhecida e ajudada. e que os governantes  acordem para esse trabalho de formiguinhas como esse que pode fazer uma enorme diferença la na frente para vida de jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAUTICO CAMPEÃO DA COPA PARNAIBA DA VILIZIT.

  Festa da final da Copa Parnaiba de futebol 7 da Vilizit,jogo final  entre os dois times locais do Bairro Nova Parnaiba ,  Nautico   2 x 1 ...