sexta-feira, 13 de maio de 2016

PARNAHYBA AINDA BRIGA .NO CAMPEONATO PIAUIENSE.

Parnahyba pede suspensão da final do turno e eliminação do River-PI no TJD

Diretoria do Tubarão contesta entendimento do Tribunal e defende que o volante Rogério atuou irregularmente na semifinal por acúmulo de 3 cartões amarelos

Por Teresina
O Parnahyba protocolou na tarde desta quinta-feira (12) no Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí uma ação pedindo a eliminação do River-PI do segundo turno do Campeonato Piauiense. A alegação é a suposta atuação irregular do volante Rogério na partida de volta da semifinal por acúmulo de três cartões amarelos. O clube também pede a suspensão do primeiro jogo da final do returno. O argumento da ação vai de encontro ao entendimento da comissão disciplinar no julgamento do caso do volante Paulo Roberto, do Altos.
Na ação judicial, o Parnahyba pede urgência no julgamento do caso e a suspensão do primeiro jogo da final do returno do Piauiense, previsto para ser disputado neste domingo entre River-PI e Altos. Isto porque o clube pede a eliminação do Tricolor pela escalação irregular de Rogério no jogo decisivo da semifinal do returno, disputado justamente contra o Tubarão.
Batista Filho Parnahyba (Foto: Renan Morais)Batista Filho, presidente do Parnahyba, diz que clube pode provar que Tribunal errou ao absolver Altos(Foto:Renan Morais)
A sequência contabilizada pelo clube do litoral conta jogos do primeiro e do segundo turno. Rogério foi penalizado com cartão amarelo pela primeira vez no primeiro jogo da semifinal do primeiro turno, na derrota por 1 a 0 para o Flamengo-PI. Depois, o jogador foi mais uma vez penalizado no empate em 1 a 1 contra o Altos, já na sexta rodada do returno. Por fim, o jogador levou a penalidade no primeiro jogo da semifinal do returno contra o Parnahyba, em Teresina. No entendimento da diretoria do Tubarão, o jogador deveria cumprir suspensão automática no jogo de volta da semifinal, mas ele atuou durante os 90 minutos no jogo que terminou com vitória riverina por 1 a 0, 
O entendimento do Parnahyba vai de encontro ao que foi decidido pela comissão disciplinar do TJD-PI em outro julgamento, o caso Paulo Roberto do Altos quando os auditores . Na ocasião, a comissão entendeu que o regulamento do Piauiense não explicava se os cartões seria zerados ou não na passagem de um turno para outro e, por este motivo, o clube não poderia ser punido por acúmulo de cartões  dos dois turnos. Mas o Parnahyba acredita que poderá provar, juridicamente, que o entendimento foi falho.
- Vamos provar que não pode jogar, que o entendimento no julgamento do Altos foi errado. O artigo 22 do regulamento do Piauiense e o artigo 51 do Regulamento Geral de Competições, que dizem que independente de que turno for, o atleta cumprirá a suspensão automática – afirma Batista Filho, presidente do Parnahyba.
Parnahyba x River-PI (Foto: Josiel Martins)No jogo em questão, o Parnahyba foi eliminado ao perder para o River-PI por 1 a 0 em casa (Foto: Josiel Martins)

O artigo 22 citado por Batista diz que “o atleta que for advertido com 03 (três) cartões amarelos cumprirá suspensão automática de 01 (um) jogo”. Já o artigo 51 do RGC da CBF afirma que “perderá a condição de jogo para a partida oficial subsequente da mesma competição, o atleta advertido pelo árbitro a cada série de três (3) advertências com cartões amarelos, independentemente da sequência das partidas previstas na tabela da competição”.
Presidente do Tribunal descarta suspensão
José do Egito, presidente do TJD-PI (Foto: Josiel Martins)José do Egito diz que não irá conceder liminar suspendendo jogo de domingo(Foto: Josiel Martins)
O presidente do TJD-PI, José do Egito, confirma o recebimento da denúncia. Agora o caso será encaminhado para aa comissão disciplinar, com o procurador João Mendes Benigno Filho, que analisará o caso e poderá oferecer ou não a denúncia. Caso o faça, o caso será colocado em pauta e julgado no próximo encontro do Tribunal. Sobre a suspensão do jogo do fim de semana, no entanto, José do Egito diz que não concederá a liminar.
- Eu não vou dar (a liminar) porque não posso suspender a rodada do fim do campeonato. Não sei nem se vão ganhar na comissão disciplinar, não tem motivo para a suspensão – afirma.
No entanto, mesmo que a suspensão não ocorra, a diretoria do Parnahyba garante que seguirá com a ação, inclusive recorrendo da decisão da comissão caso não seja favorável.
- Nós pedimos urgência (do julgamento), mas independente de ocorrer o jogo ou não, nós vamos recorrer até as últimas instâncias se necessário – finaliza Batista Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAUTICO CAMPEÃO DA COPA PARNAIBA DA VILIZIT.

  Festa da final da Copa Parnaiba de futebol 7 da Vilizit,jogo final  entre os dois times locais do Bairro Nova Parnaiba ,  Nautico   2 x 1 ...