quinta-feira, 1 de maio de 2014

A VOLTA POR CIMA DE UM GOLEIRO.

os 26 anos, Ribamar volta a ser titular de uma partida após abandonar clube devido ao vício. Atleta ambiciona vaga na Copa do Nordeste e boa fase na Copa do Brasil

Por Parnaíba,PI
5 comentários
Goleiro Ribamar, do Parnahyba (Foto: Blog do Pessoa e Elmadã Gonçalves)Ribamar foi detido em 2013, suspeito de tentar assaltar um posto de combustível. À direita, o goleiro aparece durante treino do Parnahyba, clube que tenta recomeçar após uso de drogas (Foto: Blog do Pessoa e Elmadã Gonçalves)

28 de Junho de 2013. O goleiro do Parnahyba, José de Ribamar Ferreira de Carvalho Júnior, foi detido pela Polícia Militar suspeito de tentar assaltar um ponto de combustível na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Na companhia do jogador, estava Breno de Souza da Silva, de 18 anos. Um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma moto, segundo a PM usada em outros assaltos, foram apreendidos. Chamado de ladrão, Ribamar foi algemado e conduzido à Central de Flagrantes. Uma noite para esquecer.  
Goleiro Ribamar, do Parnahyba (Foto: Marco Freitas )'Prefiro superar o assunto jogando bola', revela Ribamar após ano conturbado (Foto: Marco Freitas)
27 de abril de 2014. Dez meses depois de ter o nome nas manchetes policiais e ver portas fechadas, Ribamar ganhou uma nova chance no clube e na vida. O atleta voltou ao gol azulino um ano após ter vestido pela última vez a camisa da equipe e sumido logo em seguida dos treinos. A partida de domingo valia pela sétima rodada do returno do Campeonato Piauiense. Com Ribamar, o placar de 4 a 0 classificou o Parnahyba para as semifinais do torneio. Mas para o goleiro, o jogo foi muito além do resultado. Serviu para reconquistar a autoestima perdida e ter a certeza que pode (e deve sempre) confiar em si mesmo. Um dia para ficar na memória. 
As duas datas reproduzem momentos da carreira de altos e baixos de Ribamar, goleiro do Parnahyba há seis temporadas (2006, 2007, 2008, 2012 e 2014). Em duas delas, o jogador foi campeão estadual com o clube. Em 2013, participou de cinco jogos e largou o time na campanha do tricampeonato. O abandono aconteceu devido ao vício das drogas. Ele sumiu e não voltou aos treinos. Aos 26 anos de idade, o atleta – pai de uma filha de cinco anos de idade – demostra certa resistência quando o assunto é a noite do dia 28 de junho de 2013 e a dependência química. Para ele, houve um engano e uma conspiração de eventos que o fizeram pegar carona na motocicleta abordada pela polícia. 
Em sua memória, é melhor – segundo conta – pensar no futuro. E o dia depois do amanhã para Ribamar passa por duas competições: a conquista de uma vaga na Copa do Nordeste, que só virá com o título do returno do estadual, e uma boa campanha na Copa do Brasil, que começa nesta quarta-feira contra o Ceará, no Estádio Verdinho, em Parnaíba.       
No futebol foi onde encontrei forças para não desistir. E não vou desistir"
Ribamar, goleiro do Parnahyba,
sobre prisão em 2013
- Aconteceu (a prisão)... Foi um tremendo engano, que bom foi esclarecido e bola para frente. Provei e comprovei que não tinha nada a ver com aquela situação. Andava com um rapaz e ele estava armado. Não sabia disso, simplesmente. Peguei uma carona com ele e aconteceu a abordagem policial. Não tinha nada a ver... O rapaz confessou que a arma era dele. Não estive envolvido em assalto. É um assunto que prefiro superar jogando bola – narra Ribamar.    
Ajudamos não apenas o profissional, mas também o ser humano
Batista Filho, presidente do Parnahyba, ao falar sobre recuperação do jogador
No futebol, com a ajuda de alguns amigos do clube, Ribamar soube o porquê deveria continuar fazendo aquilo que mais sabe: jogar bola. Nos treinos, o goleiro – incorporado ao time no início de 2014 – demonstra comportamento diferente ao ano passado, quando desaparecia após receber o salário e sumia para ir atrás de drogas. Hoje, é o primeiro a chegar e um dos últimos a sair no Centro de Treinamento Petrônio Portela, local de concentração do time. Não falta aos treinamentos. Prefere não se envolver em confusões. Traços de um Ribamar transformado ao superar as drogas, assunto tratado de forma muito delicada pelo atleta.     
- Trabalho firme e forte, apesar de ser o goleiro reserva. Espero que Deus possa nos abençoar para sempre vencermos. Estou tranquilo e sou uma pessoa caseira, que gosta de ficar com a família. Tive na família e com os amigos, que nessas horas nós vemos realmente quem está do nosso lado e pode nos ajudar. No Parnahyba tive ainda mais força, confiança. Nosso presidente hoje (Batista Filho) foi uma das pessoas que abriu as portas do clube para o Ribamar voltar – revelou o goleiro.    
Goleiro Ribamar, do Parnahyba (Foto: Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)Ribamar faz aquecimento antes da primeira partida de 2014. Goleiro quer vaga na Copa do 
Nordeste e vitória contra Ceará na Copa do Brasil 
(Foto: Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)
Batista Filho, presidente do Parnahyba, foi uma das poucas pessoas que acreditou no goleiro. Quando todos disseram não para o atleta, o dirigente preferiu o caminho inverso. O sim para aceitar Ribamar no elenco azulino acabou sendo o primeiro passo para resgatá-lo, uma espécie de segure na minha mão. Hoje, ao ver a nova fase de Ribamar, o sentimento é de dever cumprido. 
- O Parnahyba tem uma parcela de contribuição por tudo isso e ficamos felizes por ajudar não apenas um profissional, mas também um ser humano. Sentimos que ele (Ribamar) sempre precisou de ajuda, queria apenas uma chance. Embora muitos fossem contra a volta dele, sempre disse que ele deveria ter uma oportunidade. E sempre terá. O que o clube pode ou poderá fazer por ele, será feito. Nesse processo, os jogadores também contribuíram. Adotaram Ribamar como irmão e o abraçaram nesta recuperação – relatou Batista Filho.
Ribamar reúne qualidades fundamentais para a posição: altura, posicionamento e sorte. Foi ele o goleiro da polêmica semifinal do Campeonato Piauiense de 2012. À época, contra o 4 de Julho, o árbitro da partida anulou os três gols, deixando a partida em 0 a 0. O time de Ribamar acabou indo à final e ficou com a taça, destino que o jogador pretende novamente ser o protagonista. Agora, em 2014.       
- Espero um título, que é sempre importante, e também buscar uma vaga na Copa do Nordeste e ajudar meu time na Copa do Brasil. Em 2013, aconteceram algumas coisas que prefiro não recordar, mas isso ficou para trás de certa forma com as más companhias. Isso serviu para levantar a cabeça e não cometer algo errado novamente. No futebol foi onde encontrei forças para não desistir. E não vou desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAUTICO CAMPEÃO DA COPA PARNAIBA DA VILIZIT.

  Festa da final da Copa Parnaiba de futebol 7 da Vilizit,jogo final  entre os dois times locais do Bairro Nova Parnaiba ,  Nautico   2 x 1 ...